Chuvas causam alagamentos e Recife entra em estágio de atenção nas primeiras horas da manhã

Na madrugada e início da manhã desta quarta-feira, a Região Metropolitana do Recife registrou chuvas moderadas, fazendo com que a capital pernambucana entrasse em estágio de atenção. Segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade mais atingida pelas últimas 24 horas foi Jaboatão dos Guararapes, acumulando 52,8 milímetros de chuva. No Recife, foram registrados 36,8 mm, enquanto em Olinda e Camaragibe foram registrados 32,84 mm e 29,16 mm, respectivamente, sendo estes os municípios mais afetados.

O Centro de Operações do Recife (COP) emitiu um alerta amarelo de “atenção”, informando que a cidade entrou em estágio de atenção às 6h30. Além disso, foi destacado que houve ocorrências de alagamentos devido às chuvas, impactando a rotina dos moradores. As equipes de resgate foram acionadas para ajudar a população afetada.

O COP também alertou para o pico de maré alta, previsto para ocorrer às 8h11, com 2 metros de altura, o que pode agravar ainda mais a situação das chuvas na cidade. De acordo com a previsão trimestral da Apac, as chuvas são esperadas nos próximos meses de maio, junho e julho, devido ao Distúrbio Ondulatório de Leste, que é comum nesse período.

A Apac prevê que o período chuvoso será de normal a acima da média, indicando que essas chuvas moderadas e com pancadas mais fortes serão cada vez mais frequentes. Por isso, é importante que a população esteja atenta e tome as precauções necessárias para se proteger dos efeitos dessas precipitações. As autoridades locais estão trabalhando para minimizar os impactos das chuvas na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo