Governo federal prioriza contratação de projetos de infraestrutura para modernizar sistemas de proteção contra enchentes no Rio Grande do Sul.

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (29) que será dada prioridade à contratação e execução de projetos de infraestrutura no Rio Grande do Sul com o objetivo de modernizar e requalificar os sistemas de proteção já existentes contra enchentes. A declaração foi feita em uma entrevista coletiva realizada em Porto Alegre, pelo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, que estava acompanhado de outros ministros de Estado integrantes da comitiva federal que visita o estado esta semana.

“Aqueles projetos que visam requalificar, trocar bombas de drenagem, refazer diques de contenção e atualizar o que já existe terão prioridade para agilizar a contratação”, afirmou o ministro da Casa Civil durante a entrevista coletiva. Além disso, projetos novos de infraestrutura de sistemas de proteção contra enchentes que estão em fase de pedido de financiamento pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão revisados para considerarem as últimas enchentes no estado.

Para uma solução definitiva para os problemas de alagamentos, o ministro adiantou que será contratado um estudo elaborado por técnicos e especialistas de universidades para analisar a situação do Rio Grande do Sul e propor soluções estruturantes que evitem novas ocorrências. Rui Costa também revelou que sugeriu ao governador do estado, Eduardo Leite, que o governo estadual assuma a gestão de um sistema integrado de prevenção a desastres e proteção contra enchentes dos rios, com responsabilidade financeira do governo federal.

Dessa forma, a integração de ações entre o governo federal e estadual busca garantir uma gestão eficiente e eficaz na prevenção e contenção de enchentes no estado do Rio Grande do Sul. A expectativa é que, com as medidas anunciadas, a segurança da população seja reforçada e os danos causados por eventos climáticos extremos sejam minimizados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo