Operação Aharadak: Polícia do RS prende saqueadores que agiram durante inundações em Eldorado do Sul e recupera itens roubados

A Polícia Civil e Militar do Rio Grande do Sul, juntamente com a Brigada Militar de Eldorado do Sul, desencadearam nesta quarta-feira a Operação Aharadak. A ação tem como alvo saqueadores que agiram no município durante as inundações que assolaram a região metropolitana de Porto Alegre. Ao todo, estão sendo cumpridas 33 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, com o intuito de prender os envolvidos e recuperar os itens roubados.

De acordo com informações da Polícia Civil, até o momento nove pessoas já foram presas. Além disso, foram recuperados diversos bens furtados, como eletrodomésticos, colchões, água mineral e tratores. A operação também resultou na apreensão de drogas com criminosos que já possuíam histórico de tráfico de entorpecentes.

A cidade de Eldorado do Sul foi uma das mais afetadas pelas recentes inundações, com 90% de sua área alagada. Em entrevista coletiva, o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, explicou que os saques e furtos aconteceram nos primeiros dias das inundações, enquanto as autoridades estavam focadas em resgatar os cidadãos das áreas atingidas. A partir do quarto dia, as forças de segurança passaram a prevenir crimes patrimoniais.

A Operação Aharadak, segundo as investigações, revelou que facções criminosas e quadrilhas atacaram diversas empresas locais, realizando roubos à mão armada e arrombamentos. A ação contou com o apoio da Polícia Federal e da Marinha do Brasil, que disponibilizou barcos para evitar possíveis fugas. Mais de 200 policiais, incluindo civis, militares e federais, foram empregados na operação, que também contou com apoio aquático e aéreo.

A população foi incentivada a colaborar com informações por meio dos canais do Disque-Denúncia disponibilizados pela Polícia Civil. Além disso, registros de ocorrências podem ser feitos online para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços policiais. Com essas ações, as autoridades buscam garantir a segurança da população gaúcha e restaurar a sensação de segurança na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo