EUA condenam Coreia do Norte por lançamento de mísseis balísticos que ameaçam segurança regional

Os Estados Unidos não poupam críticas aos lançamentos de mísseis balísticos realizados pela Coreia do Norte. Nesta quinta-feira (30), o país condenou veementemente as ações da nação asiática, ressaltando que tais atitudes representam uma ameaça grave à segurança regional.

O porta-voz do Departamento de Estado americano, Matthew Miller, foi taxativo em sua declaração, afirmando que os lançamentos de mísseis são considerados como um comportamento irresponsável por parte da Coreia do Norte. Segundo ele, tais ações minam a paz e a segurança internacionais, além de comprometerem o regime global de não proliferação.

Além disso, Miller reforçou o compromisso dos Estados Unidos com a defesa da Coreia do Sul e do Japão, afirmando que tais laços são inabaláveis. Os disparos de mísseis balísticos realizados pela Coreia do Norte no Mar do Leste, conhecido também como Mar do Japão, foram seguidos por outra polêmica envolvendo o envio de balões cheios de lixo para o sul.

Este incidente ocorre poucos dias após a tentativa fracassada de Pyongyang em colocar um satélite espião em órbita. O Conselho de Segurança da ONU tem uma reunião marcada para a sexta-feira (31) para discutir o assunto, que já recebeu condenações de Seul, Tóquio e Washington.

Por fim, o representante americano reforçou que as ações da Coreia do Norte apenas aprofundarão seu isolamento, minando a estabilidade e a segurança na península coreana. Ele destacou o compromisso dos Estados Unidos em trabalhar em conjunto com a comunidade internacional para interromper as receitas ilícitas que sustentam os programas de armas proibidos pela ONU.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo