Nível do Lago Guaíba atinge 3,77 metros em Porto Alegre e prefeitura inicia limpeza pós-enchente em 28 locais

O Lago Guaíba, em Porto Alegre, tem sido motivo de preocupação nas últimas semanas devido ao aumento do nível das águas. Nesta quinta-feira, o nível do lago chegou a 3,77 metros, de acordo com medições feitas na estação instalada na Usina do Gasômetro.

Essa altura representa um aumento de 17 centímetros em relação à nova cota de inundação estabelecida pelo governo do Rio Grande do Sul, que agora é de 3,6 metros. O nível de alerta passou a ser de 3,15 metros, devido aos impactos das cheias na região.

Com o recuo gradativo das águas, a prefeitura de Porto Alegre conseguiu realizar a limpeza em 28 locais da cidade que sofreram com a inundação. Desde o início do serviço, mais de 17,7 mil toneladas de resíduos, como móveis danificados, foram retiradas das ruas.

Os serviços de limpeza contam com a atuação de cerca de 800 garis, distribuídos em diferentes regiões da cidade. Equipamentos como caminhões e retroescavadeiras também são utilizados para agilizar a remoção dos detritos.

Para facilitar o descarte adequado dos materiais provenientes das inundações, foram estabelecidos pontos bota-espera onde os moradores e empresas podem deixar os resíduos. Esses locais serão posteriormente encaminhados para o aterro de Gravataí.

A cidade de Porto Alegre continua em alerta devido ao nível elevado do Lago Guaíba e às consequências das cheias. A Prefeitura e demais órgãos competentes seguem monitorando a situação e atuando para minimizar os impactos causados pelas enchentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo