Prefeitura de Porto Alegre envia dados de mais 30 mil famílias para o Auxílio Reconstrução do governo federal, totalizando 59.430 cadastros.

A Prefeitura de Porto Alegre realizou o envio de dados de mais de 30 mil famílias para o benefício do Auxílio Reconstrução do governo federal, na noite de quarta-feira (29). Com isso, somando-se ao primeiro lote de 24,5 mil responsáveis familiares enviados na manhã de terça-feira (28), a capital gaúcha já encaminhou um total de 59.430 cadastros ao sistema do governo federal. Até o horário das 20h da quarta-feira (29), 55.817 famílias da cidade estavam aptas a receber o benefício.

O primeiro envio de dados pela prefeitura ocorreu depois de oito dias do prazo aberto pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para que as prefeituras do Rio Grande do Sul preenchessem as planilhas com os dados dos responsáveis familiares atingidos pelas fortes chuvas. Esses dados incluíam informações como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e endereço das famílias afetadas.

A demora no envio dos dados pela prefeitura acabou gerando a impossibilidade de realizar o pagamento do benefício de forma integral aos moradores de Porto Alegre, que teriam direito a receber R$ 5,1 mil em parcela única na quinta-feira, data de pagamento do primeiro lote a 34,1 mil famílias afetadas pelas chuvas.

Para auxiliar na identificação dos atingidos e na qualificação dos dados, a Prefeitura de Porto Alegre criou o Registro Unificado, que entrou em operação no dia 18 de maio. Este registro serve como uma base única para direcionar os dados aos programas sociais dos governos municipal, estadual e federal. O Registro Unificado pode ser feito tanto de forma online quanto presencial, e é essencial para os moradores de áreas alagadas preencherem corretamente seus dados, como CPF e endereço.

Após o envio dos dados pelos municípios ao governo federal, a próxima etapa envolve os responsáveis familiares cadastrados pela prefeitura acessando o site do governo federal para validar suas informações. A Caixa Econômica Federal então realiza a verificação das informações fornecidas em conjunto com a Dataprev, vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Uma vez que as informações são confirmadas, o pagamento é depositado em até 48 horas, sendo direcionado para contas na Caixa ou abrindo uma conta poupança automaticamente para os beneficiados sem conta no banco.

É importante frisar a importância da agilidade no processo de envio e validação dos dados para que as famílias afetadas pelas chuvas possam receber o auxílio de forma rápida e eficiente. A colaboração entre os diferentes níveis de governo e as instituições financeiras é fundamental para garantir o acesso a esse benefício essencial em um momento de calamidade.

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