Assembleia Mundial da OMS concede mais um ano para países elaborarem acordo global de prevenção e combate a pandemias.

A 74ª Assembleia Mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS) concedeu aos seus 194 países-membros mais um ano para desenvolver um acordo global de prevenção e combate a futuras pandemias. A decisão foi tomada durante a reunião realizada em Genebra, na Suíça, de 27 de maio a 1º de junho.

Segundo a OMS, os países-membros assumiram compromissos concretos para finalizar as negociações sobre um tratado mundial sobre pandemias no prazo máximo de um ano. Além disso, concordaram em modificar o quadro internacional de normas sanitárias para incluir uma definição específica de “emergência pandêmica”, que exigirá dos Estados-membros uma ação coordenada e rápida.

As discussões sobre o tratado de pandemias, que foram prorrogadas várias vezes e se estenderam por três anos, chegaram ao fim em maio sem um acordo. A iniciativa ganhou destaque devido à devastação humana e econômica causada pela COVID-19, evidenciando a falta de preparação, coordenação e solidariedade.

Desde então, um grupo de países vem trabalhando na elaboração de um plano de resposta global a situações como essa, enfrentando obstáculos como a criação de um sistema multilateral liderado pela OMS para o compartilhamento de informações sobre patógenos e produtos sanitários entre países.

Outros desafios incluem o financiamento do plano, a distribuição equitativa de testes, tratamentos e vacinas, e as medidas para a produção desses insumos, especialmente para países com orçamentos limitados. A busca por uma solução conjunta e eficaz para prevenir e enfrentar pandemias se tornou uma prioridade global diante da urgência em se preparar para eventuais crises de saúde pública.

Por isso, a prorrogação do prazo para um acordo sobre pandemias é vista como uma oportunidade crucial para que os países possam fortalecer sua capacidade de resposta e cooperação, visando a proteção da saúde global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo