Prefeitura de Porto Alegre retoma 65% das estações de bombeamento de águas pluviais para combater maior enchente do lago Guaíba

A prefeitura de Porto Alegre divulgou que 65% das estações de bombeamento de águas pluviais (Ebaps) do município já estão em pleno funcionamento desde a última sexta-feira (31). Essa medida é de extrema importância para a operação de drenagem das águas, principalmente após a maior enchente da história do lago Guaíba.

Durante o pico da enchente, apenas 17% das casas de bombas estavam operando, levando à necessidade de desligar 19 delas devido a problemas com energia elétrica ou inundação. Para auxiliar nesse processo, seis bombas de alta capacidade foram cedidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), com capacidade de drenagem de 7,2 milhões de litros por hora.

Algumas dessas bombas foram instaladas em locais estratégicos, como o bairro Sarandi, Humaitá e a área do Aeroporto Salgado Filho. Além disso, sete bombas-trator estão ajudando no escoamento da água no terminal aéreo.

O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Mauricio Loss, estima que com a operação desses equipamentos e o nível do Guaíba diminuindo, em alguns dias a capital gaúcha terá as águas totalmente drenadas.

No último sábado (1º), o nível do Guaíba em Porto Alegre ficou abaixo da cota de inundação, estipulada em 3,6 metros na régua instalada na Usina do Gasômetro. A Baixa do nível da água é um bom sinal para a cidade que vem sofrendo com as consequências da enchente.

Em relação às estações de tratamento de água, cinco das seis estão operando, porém com capacidade média de 85%. O motivo apontado é a alta turbidez da água captada do Guaíba, demandando um tratamento mais complexo. A ETA das Ilhas segue inoperante, mas a prefeitura está enviando caminhões-pipa para suprir a demanda.

Além disso, a prefeitura iniciou a limpeza pós-enchente em 19 locais da cidade, com a ajuda de 800 garis e mais de 250 equipamentos. Desde o início desse serviço, mais de 23 mil toneladas de resíduos já foram retiradas das ruas de Porto Alegre.

Ações como essas mostram a importância da união de esforços para amenizar os impactos de desastres naturais e garantir a segurança e o bem-estar da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo