Reforço na triagem de pacientes no Rio Grande do Sul devido aos sintomas causados pelas enchentes, recomenda pesquisador da Fiocruz.

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul têm impactado diretamente a saúde da população, gerando preocupações quanto à triagem dos pacientes e à continuidade dos tratamentos médicos. O pesquisador Cristóvão Barcelos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, alerta para a importância da triagem dos pacientes apresentando sintomas como febre, dores no corpo e infecções, para evitar sobrecarga nos hospitais e garantir o tratamento adequado.

Diante desse cenário, o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) recomenda o uso de serviços de telessaúde para esclarecimento de dúvidas da população e dos profissionais de saúde. Além disso, o COE flexibilizou a obrigatoriedade de receitas para casos em que as pessoas perderam seus medicamentos devido às enchentes.

Para atender às demandas da saúde no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde enviou 100 kits de medicamentos para situações de calamidade, com capacidade de atendimento para até 3 mil pessoas cada. O secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, destaca a importância da reconstrução das unidades de saúde danificadas pelas enchentes, visando retomar o cuidado com a população o mais breve possível.

Os impactos das enchentes vão além das questões físicas, também afetando a saúde mental da população. O pesquisador Carlos Machado, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, alerta para os riscos de aumento de doenças crônicas, como o AVC, e ressalta a importância de cuidados psicossociais nos abrigos.

Diante desse cenário de crise na saúde do Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde tem se mobilizado para atender às necessidades da população, com a presença de equipes no estado e o envio de kits de medicamentos e equipamentos. A reconstrução da infraestrutura de saúde e a assistência à população afetada pelas enchentes são prioridades nesse momento delicado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo