Rússia lança mais de 100 mísseis e drones em ataques a instalações de energia na Ucrânia, causando danos significativos.

Na madrugada de sábado, a Rússia desencadeou um intenso ataque contra a Ucrânia, disparando um total de 100 mísseis e drones em instalações de energia em todo o país. Autoridades ucranianas confirmaram o ataque, revelando que 53 mísseis e 47 drones de ataque foram lançados pelo inimigo, resultando no abate de 35 mísseis e todos os drones, com exceção de um.

A ação provocou danos em duas usinas termelétricas, conforme relato da empresa de energia DTEK, que não especificou a localização exata dos danos. Em comunicado no Telegram, a empresa lamentou os estragos causados, descrevendo a noite como extremamente difícil para o setor energético ucraniano.

Desde o início da invasão russa à Ucrânia há dois anos, a Rússia tem realizado centenas de ataques aéreos contra instalações elétricas no país. Nas últimas investidas, as regiões de Donetsk, Dnipropetrovsk, Kirovograd, Ivano-Frankivsk, e Zaporizhzhia, foram alvos dos ataques russos.

O ministro da Energia ucraniano, German Galushchenko, confirmou os ataques e a extensão dos estragos, enquanto o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, utilizou suas redes sociais para expressar repúdio às ações russas. Segundo Zelensky, o principal objetivo da Rússia é disseminar o terror e explorar a ausência de defesa aérea eficaz na Ucrânia.

Diante do cenário de violência e destruição, a comunidade internacional observa com preocupação a escalada do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que ameaça a estabilidade da região e coloca em risco a vida de milhares de ucranianos. A tensão entre os dois países continua a crescer, deixando um rastro de destruição e incertezas sobre o futuro das relações entre as nações.

Portanto, a comunidade internacional segue atenta e cobrando ações diplomáticas e políticas que possam contribuir para a cessação das hostilidades e para a garantia da segurança e dos direitos humanos na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo