Repórter Recife – PE – Brasil

Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre deve reabrir em dezembro após enchentes, anuncia ministro da Presidência da República.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre (RS), está previsto para retomar suas operações na segunda quinzena de dezembro, após ter sido fechado devido às inundações que ocorreram no início de maio. A confirmação da data de reabertura foi feita pelo ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, nesta segunda-feira (3). No entanto, a reabertura está condicionada à conclusão da análise da pista de pousos e decolagens, prevista para julho.

Há um mês, a empresa concessionária Fraport Brasil suspendeu as operações no aeroporto por tempo indeterminado. Em resposta à Agência Brasil, a empresa afirmou que, no momento, não é possível garantir um prazo exato para a reabertura, mas há a expectativa de que isso ocorra em dezembro, desde que as avaliações sejam positivas.

Nesta segunda-feira, a Fraport Brasil iniciou os testes e sondagens para avaliar a resistência do solo e a infraestrutura do aeroporto. Estima-se que esses testes durem aproximadamente 45 dias, dependendo das condições climáticas, e que em julho seja possível identificar as necessidades de intervenções na pista.

Além disso, a empresa também começou o processo de limpeza da pista e dos pátios de aeronaves do Aeroporto Salgado Filho. A expectativa é de que, com o término desse trabalho e a análise da infraestrutura, seja possível restabelecer as operações aéreas em dezembro.

Durante a visita ao aeroporto, o ministro Paulo Pimenta anunciou a criação de uma sala permanente de acompanhamento sobre o aeroporto da capital gaúcha. Ele destacou a importância estratégica da retomada das atividades aeroportuárias para a logística e a economia do estado do Rio Grande do Sul. Enquanto o Salgado Filho não retoma suas operações, a Base Aérea de Canoas tem recebido voos comerciais em caráter emergencial, e está previsto o aumento da quantidade de voos a partir de junho. Também está sendo estudada a possibilidade de habilitar voos noturnos pela Anac e pelo governo federal.

Sair da versão mobile