Em uma entrevista coletiva realizada na última segunda-feira (3), Leite destacou a importância de tornar a infraestrutura mais resistente às mudanças climáticas para evitar que novos eventos extremos causem danos semelhantes no futuro. Ele não descartou a possibilidade de destinar até R$ 10 bilhões para adaptar estradas e pontes às condições climáticas em evolução.
De acordo com o governador, a reconstrução resiliente das rodovias, com intervenções para fortalecer as estruturas e prevenir novos danos, poderá demandar um investimento total de até R$ 10 bilhões. No entanto, ele ressaltou que pelo menos R$ 3 bilhões já estão previstos para a primeira fase de reconstrução, com foco em corrigir os trechos danificados e torná-los aptos para a circulação novamente.
Atualmente, existem 95 pontos bloqueados ao tráfego de veículos no estado, sendo 65 de responsabilidade estadual e 30 federal. Dentre as infraestruturas afetadas, 40 são consideradas com “grandes impactos” e 30 são consideradas prioritárias para reparo urgente.
Para agilizar as obras de reconstrução, o governo publicou uma série de editais para a contratação de reparos nas pontes das rodovias estaduais. Além disso, foi firmado um contrato para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Forqueta, que foi fortemente danificada pelas chuvas.
O governador ressaltou a importância de considerar estudos sobre mudanças climáticas nas obras de reconstrução, para garantir a durabilidade das estruturas frente a futuros eventos climáticos extremos. Parte do financiamento necessário já foi disponibilizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Com um desafio de proporções gigantescas pela frente, o governo do Rio Grande do Sul se empenha em reconstruir as rodovias e pontes danificadas com eficiência e foco na resiliência climática.