Novos membros empossados no Conselho de Comunicação Social em cerimônia nesta segunda-feira (3) no Congresso Nacional.

Na tarde de segunda-feira (3), sete novos membros foram empossados no Conselho de Comunicação Social (CCS), somando-se aos conselheiros eleitos anteriormente e totalizando 13 titulares e 13 suplentes. O CCS, órgão colegiado do Congresso Nacional, tem a responsabilidade de conduzir estudos, elaborar pareceres, recomendações e outras demandas relacionadas à comunicação social no Brasil.

O Conselho, previsto pela Constituição de 1988 e regulamentado pela Lei 8.389 de 1991, é formado por representantes da sociedade civil, empresas de mídia (rádio, televisão e imprensa escrita), engenheiros com expertise em comunicação social, bem como representantes das categorias profissionais de jornalistas, radialistas, artistas e profissionais do cinema e vídeo. Os membros são eleitos pelo Congresso a partir de indicações de entidades representativas dos setores da comunicação social.

Dentre os novos conselheiros que tomaram posse estão: Samir Nobre Maia (representante titular das empresas de televisão), João Camilo Júnior (representante suplente das empresas de televisão), Júlio César Vinha (representante suplente das empresas de imprensa escrita), Ana Flávia Cabral Souza Leite (representante titular da categoria profissional dos artistas), Débora Duboc Garcia (representante suplente da categoria profissional dos artistas), Angela Cignachi Baeta Neves (representante titular da sociedade civil), Marcos Vinícius Bennett Ferreira e Camila Leite Contri (representantes suplentes da sociedade civil).

Destaca-se que Rafael Menin Soriano, representante titular das empresas de imprensa escrita, será empossado em 1º de julho. Além disso, Ana Flávia Cabral, advogada, professora da FGV e superintendente-geral e vice-presidente do Conselho da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, e Camila Contri, membro do Idec e professora universitária, também integram o Conselho.

O presidente do CCS, Miguel Matos, conduziu a posse dos novos membros e expressou satisfação com a formação completa do Conselho. Ele ressaltou o comprometimento em auxiliar a todos os envolvidos e elogiou o corpo de auxiliares do Senado Federal, destacando que estarão empenhados em colaborar em prol da comunicação social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo