Presidente conservador do Parlamento, Mohammad Baqer Qalibaf, anuncia candidatura às eleições presidenciais antecipadas do Irã, com 80 candidatos inscritos.

O presidente do Parlamento iraniano, o conservador Mohammad Baqer Qalibaf, surpreendeu a todos ao se apresentar como candidato às eleições presidenciais antecipadas que acontecerão no dia 28 de junho no Irã. Nesta segunda-feira, o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, informou que um total de 80 candidatos se inscreveram após o período de inscrição de cinco dias.

Agora, os candidatos terão que passar pela validação do Conselho dos Guardiões da Constituição, órgão dominado por conservadores e responsável por supervisionar o processo eleitoral. A expectativa é de que a campanha eleitoral tenha início no dia 12 de junho.

As eleições foram antecipadas devido ao falecimento do presidente ultraconservador Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero no dia 19 de maio. Mohammad Baqer Qalibaf, com 62 anos, foi reeleito como presidente do Parlamento após as eleições legislativas de março e justificou sua candidatura afirmando que o trabalho para resolver os problemas econômicos do povo ainda não foi concluído.

O ex-comandante do Corpo da Guarda Revolucionária já disputou a Presidência do Irã por três vezes e foi prefeito de Teerã entre 2005 e 2017. Outros candidatos de destaque incluem o ex-presidente Mahmud Ahmadinejad, o moderado Ali Larijani e o negociador ultraconservador em assuntos nucleares, Said Jalili.

A morte de Raisi em um acidente aéreo deixou incertos os rumos da política doméstica iraniana. Com a incumbência interina do primeiro vice-presidente, o conservador Mohammad Mokhber assumiu a liderança, mas a sucessão de Raisi e os desdobramentos políticos que ocorrerão nas semanas seguintes seguem como incógnitas a serem reveladas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo