O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, destacou a importância da Obmep na identificação de talentos e no estímulo à continuidade dos estudos em matemática. Ele ressaltou que quase 20 milhões de jovens estariam dedicando seu tempo às questões desafiadoras da olimpíada, em meio ao início do Impa Tech, a graduação do IMPA, que conta com uma turma majoritariamente formada por egressos da competição.
A Obmep é dividida em duas fases. Nesta terça-feira, os estudantes realizaram a primeira etapa, que consiste em uma prova com 20 questões de múltipla escolha, distribuídas em três níveis de dificuldade. Os alunos têm um tempo determinado para finalizar o exame, variando conforme suas necessidades especiais.
A aplicação e correção das provas são feitas pelas escolas, que seguem as orientações e gabaritos fornecidos pelo IMPA. Os alunos competem dentro de suas próprias instituições de ensino, disputando vagas para a segunda fase da Obmep.
Unidades de ensino no Rio Grande do Sul, afetadas por enchentes, estão recebendo apoio da coordenação da Obmep. A divulgação dos classificados para a segunda fase está prevista para 2 de agosto, com a realização da prova marcada para 19 de outubro.
A premiação dos alunos inclui medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa. Estudantes premiados com medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica com uma bolsa de R$300 para alunos de escolas públicas.
A Obmep, realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e dos Ministérios da Ciência e da Educação, tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos nessa disciplina. A competição contribui para o desenvolvimento acadêmico e reconhecimento de jovens promissores na área da matemática.