Repórter Recife – PE – Brasil

Comissão de Ciência e Tecnologia pode votar projeto que institui o Dia Nacional do Biofísico em homenagem a Carlos Chagas Filho

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) está prestes a discutir e votar um projeto de lei que pode instituir o Dia Nacional do Biofísico, a ser celebrado anualmente em 12 de setembro. Proposto pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), o PL 138/2024 recebeu parecer favorável do relator, senador Fernando Dueire (MDB-PE), e agora aguarda a apreciação dos demais membros da comissão.

A data escolhida para homenagear os profissionais da biofísica é uma forma de reconhecer a importância dessa área no Brasil e o impacto de suas pesquisas. A biofísica combina conceitos e métodos da física para desvendar os segredos da biologia, desde o nível molecular até organismos complexos e ecossistemas. Sua atuação tem sido fundamental no avanço da medicina, farmacologia, biotecnologia e na promoção de iniciativas ambientais.

O projeto também busca honrar a figura do professor, médico e cientista Carlos Chagas Filho, fundador do Instituto de Biofísica em 1945, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente denominado em sua homenagem. Marcos Pontes destaca a relevância de Chagas Filho como um ícone na cena mundial da biofísica, contribuindo para a compreensão dos sistemas biológicos e impactando áreas como saúde, medicina e sustentabilidade ambiental.

Além do projeto do Dia Nacional do Biofísico, a CCT também irá discutir um requerimento do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) para realizar uma audiência pública sobre medidas de segurança em instalações de estações de recarga para veículos elétricos. Com o aumento das vendas desses veículos nos últimos anos, é essencial estabelecer regras que garantam a viabilidade técnica e econômica da infraestrutura de recarga, sem comprometer sua expansão.

O requerimento de Cunha destaca a importância de ouvir especialistas, representantes do Corpo de Bombeiros de São Paulo, do setor automotivo e empresas de energia para debater as conclusões e ações sugeridas em um parecer técnico disponibilizado para consulta pública. A audiência pública visa discutir estratégias para garantir a segurança e eficiência das estações de recarga, promovendo o uso sustentável de veículos elétricos.

Sair da versão mobile