Mais de 18,5 milhões de alunos participam da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, com recorde de inscritos.

Nesta terça-feira (4), mais de 18,5 milhões de alunos de escolas públicas em todo o Brasil participam da primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Esta competição, que é a maior do país, alcançou um recorde de inscrições, contando com 56.516 mil instituições de 5.564 cidades, representando uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros. Os estudantes que se destacarem receberão medalhas e terão a oportunidade de concorrer a bolsas de estudo.

A Obmep é dividida em duas fases, sendo esta primeira fase realizada hoje, com a aplicação de uma prova contendo 20 questões de múltipla escolha, distribuídas em três níveis de acordo com o grau de escolaridade do aluno. Os estudantes terão um tempo máximo de 2 horas e 30 minutos para finalizar o exame, com exceção dos alunos com necessidades especiais, que terão 3 horas e 30 minutos.

Nesta etapa inicial, tanto a aplicação quanto a correção das provas são de responsabilidade das escolas, seguindo as orientações e gabaritos fornecidos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Os alunos competirão internamente na escola, concorrendo a vagas para a segunda fase da Obmep, com a quantidade predefinida de acordo com o número de inscritos por nível.

Unidades de ensino do Rio Grande do Sul afetadas por enchentes estão recebendo apoio da coordenação para a realização das provas. Os resultados dos classificados para a segunda fase serão divulgados em 2 de agosto no site da Obmep, e a prova está prevista para 19 de outubro em locais determinados pelo Impa. Em 20 de dezembro, a lista dos premiados será publicada no site oficial da Olimpíada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo