Relatório da Unesco alerta para avanço do aquecimento nos oceanos e suas consequências para o planeta.

Um novo relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) trouxe informações alarmantes sobre o estado atual dos oceanos. O documento revela um avançado processo de aquecimento das águas, juntamente com acidificação e queda nas taxas de oxigênio no ambiente marinho.

Segundo o relatório, as temperaturas dos oceanos estão em elevação, não apenas nas águas superficiais, mas também em zonas mais profundas, de acordo com os dados de monitoramento. O ano de 2023 estabeleceu recordes em termos de temperaturas oceânicas, com um aumento significativo no ritmo de aquecimento.

A publicação destaca que as consequências desse aquecimento incluem a subida do nível do mar, mudanças nas correntes oceânicas e alterações nos ecossistemas marinhos. A elevação dos mares tem relação direta com o derretimento das massas de gelo na Groenlândia e na Antártica Ocidental, segundo o relatório.

O relatório também chama atenção para a relação entre o aquecimento global e episódios de extremos climáticos, como tsunamis. Com o aumento do nível do mar, os tsunamis podem se tornar ainda mais devastadores no futuro. A publicação destaca a importância de tomar medidas para enfrentar esses desafios.

Além disso, o relatório ressalta a necessidade de novas pesquisas para aumentar o conhecimento sobre as mudanças nos oceanos e prever suas consequências. O secretário executivo da comissão oceânica intergovernamental da Unesco alerta que a crise oceânica está se desenvolvendo mais rapidamente do que o conhecimento sobre ela.

Em suma, o relatório da Unesco serve como um alerta sobre a urgência de agir para proteger os oceanos e o ecossistema marinho de danos irreversíveis. A conservação e o uso sustentável dos recursos marinhos são essenciais para garantir um futuro saudável para o planeta e suas espécies marinhas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo