Golden Cross e Amil firmam parceria para atender 240 mil clientes a partir de julho, gerando eficiência e escala na assistência médica.

A partir do dia 1º de julho, os 240 mil clientes dos planos médicos empresariais da Golden Cross terão atendimento na rede credenciada da Amil. A parceria entre as duas empresas foi divulgada em um comunicado conjunto nesta quinta-feira (6), apontando ganhos de eficiência pela escala e qualidade da Amil. A rede credenciada intermediou mais de 80 milhões de procedimentos médicos em 2023, realizados por 20 mil médicos e serviços de saúde credenciados, além de contar com unidades próprias e hospitais no Rio de Janeiro.

Esse modelo de atendimento está previsto na regulação dos planos de saúde e não altera o vínculo dos beneficiários com a Golden Cross, de acordo com a resolução normativa Nº 517 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A operadora suspenderá temporariamente a comercialização de seus planos de saúde a partir do dia 18 deste mês para reestruturá-los devido à nova parceria com a Amil.

Nos últimos meses, tem havido um aumento nas reclamações sobre cancelamentos unilaterais de planos de saúde, deixando os usuários sem acesso à assistência médica privada. Entidades de defesa do consumidor e grupos como pessoas com deficiência e autismo denunciaram essas práticas no Senado. De abril de 2023 a janeiro de 2024, foram registradas mais de 5,4 mil reclamações de cancelamentos unilaterais no portal do consumidor.gov.br.

Para lidar com os impactos do aumento de 6,91% nos planos de saúde individuais e familiares autorizado pela ANS, prevê-se que cerca de 8 milhões de brasileiros terão um aumento de 15,6% em seus orçamentos domésticos. Esse reajuste valerá de maio de 2024 a abril de 2025 e pode levar mais usuários a migrarem para o Sistema Único de Saúde (SUS) devido à realidade econômica desfavorável para parte da população.

Diante desse cenário, é fundamental que os beneficiários dos planos individuais/familiares verifiquem se o reajuste aplicado está de acordo com o aprovado pela ANS, tomando cuidado para que a cobrança ocorra apenas a partir do mês em que o contrato completa aniversário. A movimentação de usuários em situação mais vulnerável para o SUS pode gerar uma sobrecarga ao sistema, exigindo uma revisão de investimentos e um maior valorização do SUS para garantir a qualidade dos serviços de saúde.

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