Presidente dos EUA Joe Biden e 16 líderes mundiais pedem cessar-fogo urgente ao Hamas em conflito com Israel.

Diversos líderes mundiais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, firmaram um apelo urgente ao movimento islamista palestino Hamas para que aceite um acordo de cessar-fogo com Israel. A iniciativa envolveu 16 governantes de países da Europa e da América Latina, que se uniram em uma rara concordância para buscar uma solução pacífica para o conflito em Gaza.

O comunicado conjunto emitido pela Casa Branca, juntamente com outros países como Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Argentina, Brasil e Colômbia, ressalta a necessidade de pôr fim à guerra e destaca que o acordo de cessar-fogo é o ponto de partida essencial para isso. O texto enfatiza a urgência da situação e faz um apelo direto ao Hamas para que conclua o acordo o mais rápido possível.

Além disso, a nota assinada pelos líderes mundiais pede flexibilidade também a Israel, convocando tanto o governo israelense quanto o Hamas a se empenharem na conclusão do acordo e proporcionarem alívio às famílias afetadas pelo conflito. O pedido foi endossado inclusive por países que tiveram cidadãos sequestrados pelo Hamas, como a Tailândia.

O presidente americano, Joe Biden, apresentou um plano de três fases para encerrar a guerra em Gaza na semana anterior, buscando encontrar uma solução rápida e eficaz para o conflito. A repercussão do apelo dos líderes mundiais foi significativa, reunindo líderes de diferentes posições políticas, como de esquerda e de direita, em torno de um objetivo comum: buscar a paz na região.

Neste contexto de tensão e violência, a união de diferentes países em prol de um cessar-fogo reflete a importância de esforços coletivos para promover a paz e a estabilidade no Oriente Médio. A expectativa é que o apelo conjunto dos líderes mundiais possa contribuir para a construção de uma solução diplomática e pacífica para o conflito entre Israel e o Hamas em Gaza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo