Comissão Temporária discute sete projetos para reforma dos processos administrativo e tributário nacional em reunião marcada para quarta-feira

A Comissão Temporária para Exame de Projetos de Reforma dos Processos Administrativo e Tributário Nacional (CTIADMTR) terá uma reunião agendada para a quarta-feira (12), às 14h, com sete projetos em sua pauta de discussões. Um desses projetos mais importantes é o PL 2.481/2022, que propõe alterações na Lei de Processo Administrativo (Lei 9.784, de 1999).

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, assinou o projeto que tem como relator o senador Efraim Filho (União-PB) e prevê uma reforma abrangente na lei, buscando estabelecer regras mais claras sobre o alcance das decisões administrativas e a duração razoável dos processos, além da implementação do processo eletrônico.

O objetivo do projeto é garantir a participação popular no controle da administração pública, corrigir omissões do poder público e tornar mais claros os princípios que norteiam as sanções aplicadas contra os contribuintes. O senador Efraim destaca que a proposta visa facilitar o exercício de direitos e o cumprimento de obrigações, promover o acesso amplo, simplificar procedimentos e reduzir prazos.

Além disso, o projeto garante o direito fundamental à proteção de dados pessoais e estabelece a forma eletrônica de processo como preferencial. Na área tributária, a comissão também discutirá outros projetos, como o PL 2.483/2022, que trata de regras de mediação em questões tributárias no âmbito da União.

A CTIADMTR foi criada para examinar e consolidar os anteprojetos apresentados pela comissão de juristas responsável por modernizar o processo administrativo e tributário nacional. Presidida pelo senador Izalci Lucas (PL-DF), a comissão tem nove membros titulares e nove suplentes, com funcionamento prorrogado até 3 de setembro. A expectativa é que as discussões em torno dos projetos contribuam para aprimorar o sistema administrativo e tributário do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo