Fronteiras entre Espanha e França, fechadas desde o início de 2021, serão reabertas após pressão da população local.

Nesta sexta-feira (7), as autoridades francesas anunciaram a reabertura das últimas passagens de fronteiras entre Espanha e França, que estavam fechadas desde o início de 2021 como medida de combate à imigração ilegal. Essa decisão veio em resposta aos apelos da população local, que clamava pela reabertura dessas vias de trânsito.

As passagens fronteiriças em questão, localizadas em rodovias secundárias nos Pirineus, estavam fechadas pelo Estado francês, do País Basco à Catalunha, o que gerou críticas tanto dos moradores da região fronteiriça quanto da Espanha.

De acordo com a prefeitura do departamento francês dos Pirineus Orientais, com a reabertura administrativa das quatro passagens autorizadas, todas as fronteiras entre França e Espanha foram reabertas. No entanto, as autoridades francesas ressaltaram que ainda serão realizadas operações de remoção de obstáculos físicos que foram colocados nas vias de circulação durante o período de fechamento.

A cooperação policial entre França e Espanha será reforçada neste contexto de reabertura, garantindo que os controles fronteiriços continuem a ser efetuados. A decisão de fechar as passagens de fronteira em 2021, devido à suposta “ameaça terrorista” e a movimentos de migrantes, foi tomada inicialmente em 15 locais de fronteira com a Espanha.

O fechamento da passagem de Col de Banyuls, uma das quatro passagens dos Pirineus Orientais, foi especialmente criticado pelos trabalhadores fronteiriços e sazonais de ambos os lados da fronteira. Agora, com a reabertura das passagens, a circulação entre França e Espanha volta a fluir, trazendo alívio para a população local que depende dessas vias para o trânsito diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo