Programa Mães de Pernambuco inicia pagamento da segunda parcela do benefício alcançando mais de 80 mil mulheres no estado.

O Programa Mães de Pernambuco, desenvolvido pelo Governo do Estado, está beneficiando milhares de mulheres em situação de vulnerabilidade. Desde o seu lançamento, em maio, o programa já alcançou cerca de 84 mil mulheres e, nesta sexta-feira (7), deu início ao pagamento da segunda parcela do benefício.

O auxílio mensal de R$ 300 é destinado a mulheres que são responsáveis familiares e cuidam de crianças de até 6 anos em Pernambuco. A meta do programa é alcançar 100 mil mulheres em todo o estado, sendo que neste segundo ciclo de pagamentos, mais de 80 mil mulheres foram beneficiadas. Ao todo, são aproximadamente 99.575 crianças beneficiadas pelo programa.

Para receber o auxílio, as mulheres precisam cumprir cinco critérios simultaneamente, incluindo ser responsável familiar, morar em Pernambuco, ser beneficiária do Programa Bolsa Família, ter os dados do Cadastro Único atualizados, estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos, e não ter vínculo empregatício formal.

Além disso, o programa está aberto para novas adesões. No próximo ciclo de confirmações, que terá início no final de junho, novas vagas serão abertas para aquelas que não atendem mais aos critérios de elegibilidade do programa.

O Governo de Pernambuco, em parceria com a Caixa Econômica Federal, está trabalhando na operacionalização do pagamento do benefício. As mulheres contempladas que ainda não receberam o cartão podem sacar o benefício nas agências da Caixa, apresentando documento com foto, ou movimentar o recurso pelo aplicativo Caixa Tem.

Com investimento garantido no orçamento de 2024 oriundo do Tesouro Estadual, o Governo de Pernambuco pretende investir cerca de R$ 360 milhões por ano no Programa Mães de Pernambuco, buscando atender as 100 mil mulheres mais vulneráveis em todo o estado. O programa continua em busca ativa por essas mulheres, utilizando estratégias como visitas domiciliares, mensagens de texto e cruzamento de dados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo