Inscrições do Enem são prorrogadas até 14 de junho em todo o Brasil, anuncia ministro Camilo Santana nas redes sociais.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o próximo dia 14 de junho, conforme anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, por meio de suas redes sociais. Inicialmente, o prazo para inscrições se encerraria no dia 7 de junho, porém, devido à situação de calamidade no Rio Grande do Sul, o prazo havia sido estendido aos candidatos deste estado, mas agora foi ampliado para todo o país.

Para realizar a inscrição, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. Segundo Santana, “estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante”. As provas do Enem serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro deste ano.

A taxa de inscrição para participar do Enem é de R$ 85, e o pagamento pode ser efetuado até o dia 12 de junho. Os estudantes que não são isentos podem optar por realizar o pagamento via pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança, ou por boleto bancário, emitido na Página do Participante, onde também está disponível o QR Code para facilitar a transação.

É importante destacar que os moradores do Rio Grande do Sul são isentos dessa taxa de inscrição, assim como os concluintes do ensino médio em escolas da rede pública. De acordo com o Ministério da Educação, cerca de 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública já estão inscritos no Enem em diversos estados do país.

O Enem, criado em 1998, tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e é fundamental para acessar programas como o Sisu e o ProUni, além de ser aceito em diversas instituições de ensino no Brasil e em países de língua portuguesa. Mesmo os estudantes que não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros, visando se preparar para o exame.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo