Abastecimento de água é retomado na ETA Ilha da Pintada após enchente, mas normalização pode demorar em áreas mais afastadas

Após intensos trabalhos de limpeza, recuperação e substituição de equipamentos, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Ilha da Pintada, em Porto Alegre, teve o abastecimento de água retomado na manhã deste sábado (8). A informação foi confirmada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), que ressaltou que o retorno do fornecimento de água é gradual e pode demorar um pouco mais para chegar nas torneiras das residências localizadas em regiões mais afastadas da rede.

Após a baixa do rio Guaíba, a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ilhas entrou em operação no período da tarde, com a expectativa de normalização total do serviço na madrugada de hoje (9). O Dmae também destacou que, em seguida, os moradores das ilhas do Pavão, das Flores e dos Marinheiros deverão receber o abastecimento de água.

Ainda de acordo com o Dmae, é possível que ocorram vazamentos em alguns pontos da rede, o que pode afetar a recuperação total do sistema de distribuição nos próximos dias. A ETA Ilha da Pintada estava desligada desde o início de maio devido a alagamentos causados pela enchente, sendo responsável pelo abastecimento das ilhas da Pintada, do Pavão, das Flores e dos Marinheiros.

Com a retomada do abastecimento de água na ETA Ilha da Pintada, os moradores dessas regiões podem aguardar pela normalização do serviço nos próximos dias. A população está sendo orientada a verificar e comunicar possíveis vazamentos para agilizar a solução dos problemas e garantir o restabelecimento completo do sistema de distribuição de água.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo