Vereadores e secretário municipal de Palmares do Sul são investigados por desvio de doações para vítimas de tragédia ambiental.

Três vereadores e um secretário municipal de Palmares do Sul, município localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul, estão sendo investigados por suspeita de desvio de doações destinadas às vítimas da tragédia ambiental que atingiu mais de 2,3 milhões de pessoas em 476 cidades gaúchas. As autoridades responsáveis pela apuração desse caso são o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Civil, que juntos realizaram duas fases da operação denominada Desvio.

No decorrer das investigações, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos envolvidos, onde foram encontrados diversos documentos, mídias eletrônicas, produtos doados por entidades de outras regiões do país e até uma grande quantia em dinheiro. Além disso, durante a operação, um dos vereadores foi detido por posse irregular de arma de fogo, mas foi liberado após pagamento de fiança.

Segundo informações levantadas pelo Ministério Público, os investigados teriam se aproveitado dos cargos que ocupam para desviar os donativos e distribuí-los em troca de possíveis votos, visando apoio político nas eleições municipais. Há indícios de que parte das doações tenha sido encaminhada para famílias que não foram afetadas pela tragédia, em uma possível tentativa de desviar recursos.

Ainda de acordo com as investigações, os vereadores envolvidos são pré-candidatos nas eleições deste ano, o que gerou uma série de embates políticos na cidade. O presidente da Câmara Municipal afirmou que, se necessário, um pedido de cassação de mandato será apresentado contra os suspeitos, mas ressaltou que todo o processo é uma questão legal que demanda tempo para ser concluído.

Até o momento, os envolvidos negam as acusações e afirmam ser inocentes, apesar das evidências apresentadas durante as operações. O desfecho desse caso ainda é incerto e as autoridades aguardam a resposta do Ministério Público para dar continuidade às investigações e tomar as medidas cabíveis diante dos fatos apurados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo