Governo do RS lança campanha Mochila Cheia para arrecadar material escolar e livros após enchentes atingirem escolas estaduais.

O governo do Rio Grande do Sul deu início nesta segunda-feira (10) a uma importante campanha intitulada “Mochila Cheia”. O objetivo é arrecadar livros e material escolar para crianças e jovens da rede estadual de ensino que foram prejudicados pelas enchentes ocorridas no final de abril e início de maio.

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) estabeleceu a meta de arrecadar materiais suficientes para montar aproximadamente 100 mil kits escolares completos. Esses kits permitirão que os estudantes voltem às aulas em condições adequadas após os impactos das enchentes.

Dentre os itens sugeridos para doação estão mochilas, cadernos, lápis de cor, canetas, apontadores, giz de cera, réguas, borrachas, entre outros. A Seduc será responsável por organizar e selecionar as doações de acordo com a idade e série dos beneficiários.

Além dos materiais escolares, a campanha Mochila Cheia também está solicitando doações de livros de literatura. Estima-se que será necessário recompor o acervo mínimo em 138 bibliotecas escolares que foram destruídas pelas enchentes, sendo necessário arrecadar cerca de 48.662 títulos. A intenção é obter aproximadamente cinco livros por aluno, totalizando 245.090 livros doados.

O primeiro ponto de coleta da campanha está localizado em Porto Alegre, na escola Maria Thereza da Silveira. Além disso, as Coordenadorias Regionais de Educação no interior do estado também serão responsáveis pela organização das doações.

A educação no Rio Grande do Sul foi fortemente impactada pelas chuvas, com 1.086 escolas sendo afetadas em 255 municípios. Apesar disso, 94,2% das unidades de ensino já retomaram suas atividades, com aproximadamente 688.387 estudantes de volta às salas de aula.

Essa iniciativa do governo estadual é fundamental para auxiliar na recuperação da educação, garantindo que as crianças e jovens afetados pelas enchentes possam retornar às aulas com o apoio necessário. A colaboração da população é essencial para o sucesso dessa campanha e para a reconstrução do ensino no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo