Homem é condenado a três anos de prisão na Rússia por insultar criança com boné “Z” em apoio à invasão à Ucrânia.

Um homem foi condenado a três anos de prisão na Rússia por insultar uma criança que usava um boné com a inscrição “Z”, símbolo dos apoiadores da invasão russa à Ucrânia. O tribunal russo considerou Alexandre Neustroyev culpado por gritar para o menino de 11 anos, em abril de 2023, mandando-o colocar o boné no “c…”. O incidente ocorreu em Ecaterimburgo, nos Urais, e foi julgado como um ato de vandalismo com ameaça de violência.

O boné com a letra “Z” se tornou um símbolo de apoio à campanha militar russa na Ucrânia, após ter sido pintado nos tanques enviados ao país em fevereiro de 2022. A condenação de Neustroyev é mais um exemplo da repressão a qualquer forma de crítica ou denúncia contra a ofensiva russa. As autoridades locais pediram um julgamento mais rigoroso após o acusado ter recebido inicialmente uma multa.

A mãe da criança relatou à imprensa que seu filho ficou em prantos depois do incidente, explicando que ele estava usando o boné com muito orgulho, pois seu pai servia na Guarda Nacional Russa na Ucrânia. Neustroyev, que foi preso com base em imagens de câmeras de vigilância, se mostrou “profundamente arrependido” em um vídeo divulgado posteriormente.

A Rússia tem liderado uma intensa repressão contra críticos do governo e da invasão à Ucrânia, resultando no aprisionamento de diversos cidadãos, tanto famosos quanto anônimos, por longos períodos. Este caso em particular serve como um lembrete do controle rígido exercido pelo governo russo sobre qualquer manifestação contrária à sua política externa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo