Casamento Comunitário reúne centenas de casais em celebração coletiva no Geraldão às vésperas do Dia dos Namorados

No último dia 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados e do Dia de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”, a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE) e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveram um evento marcante: um casamento comunitário. A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura do Recife, Governo do Estado, Cartórios de Registro Civil da Capital e Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco e foi realizado no emblemático Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), localizado no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife.

Coordenado pelo Núcleo de Conciliação (Nupemec/TJPE), o casamento comunitário reuniu 300 casais em uma celebração marcada pela inclusão e respeito à diversidade. O juiz Clicério Bezerra, titular da 1ª Vara de Família e Registro Civil da Capital, esteve à frente da cerimônia, que contou com a presença de autoridades como a vice-governadora do Estado, Priscila Krause, e o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes.

Os casais participantes precisaram se inscrever um mês antes do evento, de forma gratuita, e apresentar documentação atualizada, como Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio (se divorciado) ou Certidão de Casamento e de Óbito (se viúvo), além de originais de Identidade, CPF ou Carteira de Habilitação, e comprovante de residência do Recife.

A cerimônia foi conduzida com emoção e alegria, marcando o início de uma nova etapa na vida dos casais. Algumas histórias tocantes se destacaram, como a de Amanda Magno e Talita Carolina, que participaram do evento no intuito de oficializarem a união e agora planejam a chegada de um filho. Já Rafael Antônio e João Paulo Ramos comemoraram a realização de um sonho após quatro anos juntos.

Além disso, o casamento contou com momentos especiais, como a entrada do casal formado por Luiz Fábio e Stephanie Mirele, acompanhados de sua filha recém-nascida, Sara Luiza, que chegou ao mundo apenas cinco dias antes da cerimônia. Em meio a tantas emoções, o casamento comunitário no Geraldão ficará marcado na memória dos participantes como um momento de amor, união e celebração da vida a dois.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo