Repórter Recife – PE – Brasil

Empresas de apostas esportivas têm até o fim do ano para regularização e pagar R$ 30 milhões à União

As empresas de apostas esportivas e jogos online terão um prazo limite até o final do ano para regularizarem sua situação perante a União. A partir de 1º de janeiro, aquelas que não estiverem regularizadas pagarão o valor de R$ 30 milhões para obter a autorização necessária para a exploração comercial de seus serviços no Brasil.

A portaria, publicada no Diário Oficial da União no final de maio, estabelece diversos critérios que as empresas devem cumprir para obter essa autorização. São cinco categorias: habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, idoneidade, qualificação econômico-financeira e qualificação técnica.

Desde a publicação da portaria, as empresas já podem iniciar o processo de regularização, providenciando toda a documentação necessária e se inscrevendo no Sistema de Gerenciamento de Apostas (Sigap). Aquelas que conseguirem a autorização e pagarem a taxa de concessão poderão operar até três marcas comerciais durante um período de cinco anos.

O objetivo dessas medidas, segundo o Ministério da Fazenda, é proporcionar uma maior proteção aos apostadores e garantir que as empresas autorizadas tenham uma estrutura de governança corporativa adequada para lidar com os riscos inerentes ao negócio. A partir do próximo ano, as empresas não autorizadas estarão sujeitas a penalidades.

A Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda terá 180 dias para analisar os pedidos das empresas. Aquelas que entrarem com o pedido de autorização até 20 de agosto receberão uma resposta ainda este ano. Todas as autorizações concedidas nesse primeiro grupo serão publicadas conjuntamente.

Além dos critérios econômico-financeiros exigidos, as empresas também deverão estabelecer sede e canal de atendimento aos apostadores no Brasil, seguir medidas de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo, promover o jogo responsável, garantir a integridade das apostas, prevenir a manipulação de resultados e adotar boas práticas de publicidade e propaganda.

Essas medidas buscam regularizar um setor em expansão no Brasil, ao mesmo tempo que garantem a segurança e integridade dos serviços oferecidos pelas empresas de apostas esportivas e jogos online.

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