Repórter Recife – PE – Brasil

PL 6.294/2019 é aprovado no Senado e equipara intercâmbio no exterior a estágio para estudantes brasileiros, impulsionando internacionalização das universidades.

O intercâmbio no exterior para estudantes universitários brasileiros poderá ser equiparado a um estágio, conforme aprovado pelo Senado por meio do Projeto de Lei 6.294/2019, de autoria do deputado Carlos Henrique Gaguim. Essa equiparação visa formalizar a importância dessas experiências internacionais no desenvolvimento acadêmico dos estudantes, desde que as atividades estejam previstas no projeto pedagógico do curso no Brasil.

A proposta altera a Lei 11.788/2008, que trata do estágio de estudantes e do intercâmbio internacional. O deputado argumenta que reconhecer as atividades realizadas no exterior como estágio possibilita aos estudantes brasileiros a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em ambientes diversificados, interagindo com profissionais e estudantes de outros países.

Uma das principais mudanças propostas é a inclusão da possibilidade de estudantes matriculados em cursos superiores no exterior também realizarem estágio. Isso demonstra a preocupação em incentivar a internacionalização das universidades brasileiras, aumentando a atração de estudantes estrangeiros e promovendo a troca de experiências entre diferentes culturas.

A senadora Professora Dorinha Seabra, relatora da proposta na Comissão de Educação, ressaltou a importância da experiência internacional para a formação dos estudantes, destacando que essa vivência enriquece seus conhecimentos de língua estrangeira e contribui para o desenvolvimento de uma rede de contatos profissionais e pessoais em nível internacional.

Com a sanção da lei, espera-se que as universidades brasileiras se fortaleçam através da diversidade de experiências trazidas por estudantes estrangeiros, além de incentivar o envio de mais alunos para o exterior. Isso pode elevar a reputação das instituições de ensino brasileiras em rankings internacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino superior no país.

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