Produção recorde de motocicletas em Manaus impulsiona mercado nacional, com destaque para aumento da renda e preço acessível aos brasileiros.

A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus atingiu números recordes em maio, impulsionada pela melhoria da renda e pela acessibilidade dos preços aos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), foram fabricadas 160.389 unidades no mês passado, o melhor desempenho para o mês desde 2012.

Apesar de uma queda de 1,8% em relação a abril, a produção de maio foi 3,4% superior ao mesmo período em 2023. No acumulado de janeiro a maio, foram produzidas 761.734 motocicletas, representando um aumento de 13,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior, o melhor resultado em 13 anos. Destaque também para a produção de modelos bicombustíveis, que registrou um crescimento de 16,7% nos cinco primeiros meses do ano.

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, destacou que todas as fábricas estão conseguindo atender a demanda do mercado, que continua em alta. A procura por motocicletas tem sido impulsionada não apenas pela melhoria da renda dos brasileiros, mas também pela utilidade do veículo como instrumento de trabalho e fonte de renda, além do preço acessível, baixo custo de manutenção e liberdade de locomoção.

Os licenciamentos de motocicletas em maio totalizaram 164.533 unidades, o melhor resultado desde 2011. A categoria mais emplacada foi a Street, com 77.117 unidades, representando 46,9% do mercado. No acumulado de janeiro a maio, foram licenciadas 767.281 motocicletas, um crescimento de 19,9% em relação ao mesmo período de 2023, também o melhor resultado desde 2008.

Com mais de 33 milhões de motocicletas e 70 milhões de bicicletas em circulação no país, o Brasil se destaca como o 6º maior produtor mundial de motocicletas e o 4º maior produtor de bicicletas. O setor segue em crescimento, refletindo a preferência dos brasileiros por meios de transporte individuais e práticos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo