Senadora Mara Gabrilli é reeleita para Comitê da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência em Nova Iorque

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) conquistou mais uma vitória em sua carreira como representante do Brasil. Nesta terça-feira (11), em Nova Iorque (EUA), Mara foi reeleita para integrar o Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD), em uma disputa que envolveu outros 12 candidatos. A votação ocorreu durante a 17ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, na sede da ONU na cidade norte-americana.

Com 140 votos a seu favor entre os 186 países que participaram da votação, a senadora brasileira foi indicada pelo governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, para mais um mandato de quatro anos (2025-2028) no CRPD. Em sua declaração após a reeleição, Mara Gabrilli expressou sua honra em representar o Brasil novamente nas Nações Unidas e destacou seu compromisso em trazer aprendizados do exterior para o país e compartilhar conquistas nacionais com outras nações.

No seu primeiro mandato, Mara Gabrilli enfrentou o desafio de lidar com a pandemia de covid-19, o que exigiu que os trabalhos do comitê fossem realizados de forma remota. A senadora dedicou esforços para alertar sobre os impactos da pandemia na saúde física e mental das pessoas com deficiência, além de participar ativamente do monitoramento de diversas nações, incluindo a China, país com o maior número absoluto de pessoas com deficiência em todo o mundo.

O CRPD, do qual Mara Gabrilli faz parte, é responsável por monitorar a implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e conta com 18 membros de diferentes países, todos especialistas na área da pessoa com deficiência. Os peritos do comitê têm a missão de analisar relatórios periódicos apresentados pelos países signatários da convenção e fornecer recomendações sobre temas relacionados à inclusão, acessibilidade, educação, saúde e trabalho para garantir os direitos desse segmento da população.

Com mais um mandato pela frente, Mara Gabrilli reforça seu compromisso com a causa da pessoa com deficiência, afirmando que é uma missão de trabalho e de vida. A senadora brasileira segue representando o país com dedicação e amor em um cenário internacional tão importante para garantir os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência em todo o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo