Repórter Recife – PE – Brasil

Ex-marinheiro norte-americano é executado por crime passional no Missouri após governador rejeitar pedido de clemência

Um ex-marinheiro norte-americano de 69 anos foi executado por injeção letal no estado do Missouri, nos Estados Unidos. David Hosier, que também era bombeiro, foi condenado pelo homicídio da ex-amante em 2009. A execução ocorreu na terça-feira, na cidade de Bonne Terre, de acordo com informações do Departamento de Correções do Missouri.

Hosier sempre sustentou sua inocência nos assassinatos de Angela Gilpin e do marido dela, Rodney Gilpin. No entanto, o governador do Missouri, Mike Parson, rejeitou seu pedido de clemência. Parson afirmou que a vida de Angela foi tirada por Hosier, que não aceitava o fim do relacionamento romântico.

A execução de Hosier marca o segundo caso de pena de morte no Missouri este ano e o sétimo nos Estados Unidos. Em 2023, houve um total de 24 execuções no país, todas realizadas por injeção letal.

Apesar disso, a pena capital foi abolida em 23 dos 50 estados americanos. Seis governadores, entre eles os de Arizona, Califórnia, Ohio, Oregon, Pensilvânia e Tennessee, suspenderam a aplicação da pena de morte em seus estados.

A execução de Hosier levanta debates sobre a eficácia e a moralidade da pena de morte nos Estados Unidos. Alguns ativistas dos direitos humanos criticam a continuidade da prática, enquanto outros defendem sua aplicação como forma de justiça para crimes graves.

O caso de David Hosier e sua execução reascende o debate sobre a pena de morte no país, evidenciando as controvérsias e dilemas éticos envolvidos nessa prática jurídica. A sociedade americana continua dividida em relação a esse tema, com opiniões variadas sobre sua necessidade e legitimidade no sistema de justiça criminal.

Sair da versão mobile