Kim Jong Un elogia expansão da parceria com a Rússia e prepara terceira reunião com Putin em breve

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, exaltou nesta quarta-feira (12) a expansão das relações entre seu país e a Rússia, sinalizando um fortalecimento dos laços bilaterais. Há relatos de que o presidente russo, Vladimir Putin, pode em breve visitar a Coreia do Norte para seu terceiro encontro com Kim. A cooperação militar e econômica entre esses países tem crescido consideravelmente desde a visita de Kim à Rússia em setembro passado, quando se encontrou com Putin.

Especula-se que a Coreia do Norte tenha fornecido mísseis e outras armas convencionais à Rússia em apoio à sua guerra na Ucrânia, em troca de tecnologia militar avançada e ajuda econômica. Kim tem buscado reforçar os laços com a Rússia e a China como parte de sua estratégia para fortalecer a posição de seu país na região e desafiar os Estados Unidos.

Durante a reunião em setembro no principal local de lançamento espacial russo, Kim convidou Putin a visitar a Coreia do Norte em um “momento conveniente”, convite que foi prontamente aceito pelo presidente russo. Nesta quarta-feira, Kim enviou a Putin uma mensagem de felicitações pelo Dia Nacional da Rússia, destacando a evolução das relações entre os dois países.

O possível encontro entre Kim e Putin na próxima semana vem em meio a rumores de que Putin planeja visitar a Coreia do Norte e o Vietnã. A emissora pública japonesa NHK informou que Putin busca fortalecer os laços militares com a Coreia do Norte em meio à escassez de armas russas na guerra com a Ucrânia. Por sua vez, a Coreia do Norte estaria interessada em obter assistência com tecnologia espacial após um recente fracasso em colocar um satélite espião em órbita.

A Rússia e a Coreia do Norte, ambas em conflito com os Estados Unidos por motivos distintos, negaram as acusações de transferência de armas, o que violaria resoluções da ONU. A tensão na península coreana aumentou recentemente quando a Coreia do Norte lançou balões de lixo em direção à Coreia do Sul, levando o Sul a retomar as transmissões de propaganda nas zonas fronteiriças.

Ambos os países, porém, ainda não confirmaram oficialmente o planejamento da visita de Putin à Coreia do Norte. O Kremlin afirmou que fará um anúncio no momento adequado. Fica claro que o aprofundamento das relações entre Coreia do Norte e Rússia pode ter implicações significativas para a geopolítica mundial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo