Senador Izalci Lucas critica abertura de processo administrativo contra desembargador aposentado em pronunciamento no Plenário

Em um pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (12), o senador Izalci Lucas (PL-DF) fez duras críticas à abertura de um processo administrativo disciplinar pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), Sebastião Coelho. Para o parlamentar, essa medida representou uma verdadeira “arbitrariedade” contra o magistrado, que teria feito críticas às ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Izalci Lucas não poupou palavras ao expressar sua indignação com a decisão do Judiciário, questionando se as críticas feitas pelo ex-desembargador poderiam ser motivo para a abertura do processo disciplinar. O senador ainda destacou o papel do corregedor nacional, ministro Luís Felipe Salomão, atribuindo a ele uma postura de repressão à liberdade.

Além disso, o senador elogiou a devolução ao Executivo, pelo Congresso, de trechos da Medida Provisória (MP) 1.227/2024, que restringe a compensação de créditos das contribuições ao PIS/Pasep e à Cofins, considerada prejudicial ao setor produtivo. Izalci comemorou também a anulação do leilão para compra de arroz importado pelo governo, anunciada pela Conab e pelo Mapa na terça-feira (11).

Para o senador, a anulação do leilão foi uma vitória da população, que soube se posicionar rapidamente graças à liberdade de opinião e expressão garantida pela Constituição Federal. Ele ressaltou a gravidade da situação ao mencionar que o segundo escalão do Ministério da Agricultura foi demitido em decorrência do caso.

Diante desses acontecimentos, Izalci Lucas reiterou sua defesa da liberdade de expressão e destacou a importância da transparência e do respeito às leis para garantir a democracia e o bem-estar da sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo