Senadora Mara Gabrilli é reeleita para Comitê da ONU sobre Direitos das Pessoas com Deficiência com apoio do presidente do Senado

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) foi congratulada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por ter sido reeleita para integrar o Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD) no período de 2025 a 2028. A votação que garantiu sua reeleição ocorreu durante a 17ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada na sede da ONU em Nova York, nos Estados Unidos. A senadora disputou a vaga com outros 12 candidatos, sendo eleita com 140 votos dos 186 países participantes. Sua indicação foi feita pelo governo brasileiro através do Ministério das Relações Exteriores.

Rodrigo Pacheco ressaltou a importância do CRPD, que é responsável por monitorar a implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e que reúne representantes de 18 países. Ele enfatizou a atuação destacada de Mara Gabrilli em seu mandato anterior no comitê, lidando com temas como o impacto da pandemia de covid-19 na saúde das pessoas com deficiência, solução de conflitos e mudanças climáticas.

O presidente do Senado elogiou o trabalho da senadora no Congresso Nacional, enfatizando seu engajamento em questões de direitos humanos, defesa dos deficientes e promoção da igualdade. Pacheco agradeceu a Mara Gabrilli por representar o Brasil de forma inspiradora junto à ONU.

Em pronunciamento no Plenário, Pacheco destacou o preparo de Mara Gabrilli para atuar no comitê e declarou que é motivo de grande orgulho para a Casa tê-la como representante. A presença da senadora brasileira no CRPD demonstra o compromisso do país com a promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência a nível internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo