Transporte de passageiros no Brasil cresce 10,2% em abril, impulsionando setor após cinco quedas seguidas e superando níveis pré-pandemia.

O transporte de passageiros no Brasil teve um aumento significativo de 10,2% em abril, em comparação com o mês anterior, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa taxa de crescimento representa uma retomada no setor, que vinha enfrentando quedas consecutivas nos últimos meses. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o transporte de passageiros registrou um avanço de 9,9%.

Os resultados mostram que o transporte de passageiros está 3,2% acima do nível pré-pandemia, que foi em fevereiro de 2020. No entanto, mesmo com essa recuperação, o setor ainda está 20,5% abaixo do pico histórico alcançado em fevereiro de 2014.

Já no que diz respeito ao transporte de cargas, houve um crescimento mais modesto de 0,2% em comparação com o mês anterior e de 3,4% em relação a abril de 2024. O IBGE aponta que o setor de transporte de cargas está atualmente 6,3% abaixo do ponto mais alto da série histórica, que foi em julho de 2023, e 34,1% acima do nível pré-pandemia.

Esses dados indicam uma melhora gradual no cenário do transporte no Brasil, com uma retomada mais expressiva no transporte de passageiros em comparação com o transporte de cargas. A tendência de recuperação do setor reflete a retomada da economia e o aumento da mobilidade da população, mesmo em meio aos desafios impostos pela pandemia.

É importante ressaltar que, apesar dos avanços, o setor de transporte ainda enfrenta desafios em termos de sustentabilidade e eficiência, que precisam ser endereçados para garantir um crescimento sustentável e resiliente no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo