Volume de serviços volta a crescer e registra alta de 0,5% entre março e abril, segundo dados do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (12) que o volume de serviços no país apresentou um crescimento de 0,5% na passagem de março para abril. Essa é a segunda alta consecutiva do indicador, que já havia registrado um avanço de 0,7% entre fevereiro e março.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor de serviços cresceu 5,6% em comparação com abril do ano passado, 2,3% no acumulado do ano e 1,6% no acumulado de 12 meses. Esses números indicam uma recuperação gradual desse segmento da economia.

No mês de abril, três das cinco atividades do setor de serviços apresentaram crescimento. Os segmentos de transportes (1,7%) e outros serviços (5,0%) foram os destaques positivos, juntamente com informação e comunicação (0,4%), que atingiu seu ponto mais alto desde o início da série histórica em 2012.

Por outro lado, os serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%) e os serviços prestados às famílias (-1,8%) apresentaram queda em relação ao mês anterior, após terem registrado crescimento entre fevereiro e março.

O segmento de atividades turísticas também teve um desempenho positivo em abril, com uma expansão de 2,3% em relação a março. No entanto, ainda se encontra 3% abaixo do ponto mais alto da série histórica, que foi alcançado em fevereiro de 2014.

Em relação à receita nominal, o setor de serviços registrou aumentos significativos em abril, comparado aos meses anteriores. A alta foi de 1,1% em relação a março, 8,9% em comparação com abril de 2023, 6,3% no acumulado do ano e 5,2% no acumulado de 12 meses. Esses resultados indicam uma recuperação gradual desse setor da economia, que vem sofrendo os impactos da pandemia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo