A relação entre bactérias intestinais e saúde humana é investigada em estudo publicado na revista Cell

Um estudo recente publicado na revista científica Cell trouxe à tona uma possível conexão entre as bactérias intestinais e a saúde humana. Segundo a pesquisa, esses microorganismos podem ter um impacto significativo na saúde das mulheres, especialmente no contexto da depressão pós-parto.

As descobertas revelaram que certas bactérias intestinais têm a capacidade de produzir gases que estimulam a conversão de glicocorticoides em progestinas, hormônios essenciais para a gravidez. O microbioma intestinal, uma complexa comunidade de microrganismos presentes no trato digestivo, vem ganhando destaque por desempenhar um papel importante na saúde humana.

Os pesquisadores identificaram uma correlação entre a composição bacteriana intestinal e os níveis de hormônios esteroides, especialmente durante a gravidez. No entanto, os mecanismos precisos pelos quais as bactérias intestinais modificam esses hormônios e seu impacto na saúde ainda não foram totalmente compreendidos.

Por meio de experimentos envolvendo modelos humanos e animais, os cientistas investigaram a conversão de glicocorticoides em progestinas e descobriram que o microbioma intestinal desempenha um papel crucial nesse processo. A presença de certas bactérias, como Gordonibacter pamelaeae e Eggerthella lenta, foi fundamental para essa conversão, que dependia da produção de gás hidrogênio.

Além disso, os pesquisadores observaram que as mulheres grávidas tinham níveis mais elevados de progestinas em comparação com mulheres não grávidas, sugerindo que a gravidez induz mudanças no microbioma intestinal que podem aumentar a produção hormonal. Transplantes de microbiota fecal de doadoras grávidas em camundongos livres de germes também corroboraram a importância do microbioma nesse processo.

Diante dessas descobertas, os pesquisadores apontam a necessidade de estudos de longo prazo para entender melhor o papel do microbioma em condições como a depressão pós-parto. Essa pesquisa reforça a importância do equilíbrio das bactérias intestinais para a saúde humana e abre novas perspectivas para o tratamento de distúrbios relacionados aos hormônios esteroides.