Investimento recorde em saúde bucal: Brasil busca aumentar cobertura para 70% até 2024, revela Ministra da Saúde.

O Brasil tem avançado na cobertura em saúde bucal nos últimos anos, mas ainda está longe de atingir a meta estabelecida pelo governo federal. Segundo dados divulgados pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, o país atualmente possui cerca de 45% de cobertura em saúde bucal, enquanto a meta estabelecida é de atingir pelo menos 70%.

Esses números foram revelados durante um evento em Brasília em comemoração aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal. A ministra destacou que, graças a um trabalho de recomposição orçamentária e uma maior priorização por parte do governo federal, houve um avanço significativo nessa área.

De acordo com o Ministério da Saúde, o investimento em saúde bucal para o ano de 2024 será de R$ 4,3 bilhões, representando um crescimento de 123% em relação ao ano anterior. Esse montante permitirá a implantação de mais de 6 mil equipes de saúde bucal e 100 Centros de Especialidades Odontológicas, além da aquisição de 300 Unidades Odontológicas Móveis.

Os esforços na área de saúde bucal têm apresentado resultados positivos. Dados da pesquisa Saúde Bucal Brasil 2020/2023 revelam que 53% das crianças de 5 anos entrevistadas não tinham cárie. Esse índice é 14% maior do que o registrado na última pesquisa, realizada em 2010.

O estudo também aponta um aumento significativo de crianças livres de cárie nas diferentes regiões do país, com destaque para o Sul, Sudeste, Nordeste e Norte. A região Centro-Oeste foi a única a apresentar uma leve diminuição nessa proporção.

Diante desses avanços, o governo federal reafirma seu compromisso em ampliar a cobertura em saúde bucal no Brasil e garantir o acesso a tratamentos odontológicos de qualidade para toda a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo