Justiça de El Salvador condena membro da MS-13 a 460 anos de prisão por extorsão agravada, enquanto outros recebem penas de até 360 anos.

A justiça de El Salvador proferiu uma sentença que chocou a população: um membro da gangue Mara Salvatrucha (MS-13) foi condenado a nada menos que 460 anos de prisão por extorsão agravada. Essa informação foi divulgada pela Procuradoria Geral da República (FGR) nesta quinta-feira (13).

Além disso, outro integrante da organização criminosa recebeu uma pena de 360 anos, enquanto mais seis membros da gangue foram condenados a penas que variam entre 60 e 20 anos de prisão. Isso demonstra a gravidade dos crimes cometidos por essa gangue, que espalha o medo e o terror pela população de El Salvador.

A Procuradoria Geral da República anunciou em suas redes sociais que conseguiu as condenações desses membros da MS-13 por extorquirem 24 vítimas. As provas apresentadas demonstraram que os criminosos cobravam mensalidades que variavam entre 40 e 100 dólares de comerciantes, proprietários de ônibus de transporte público e taxistas para permitir que eles trabalhassem.

As extorsões afetaram moradores de diversas localidades no leste do país, como Guatajiagua, Morazán, Ciudad Barrios, Chapeltique e Moncagua. Esse tipo de crime é devastador para as vítimas, que se veem obrigadas a pagar valores exorbitantes sob ameaças constantes, muitas vezes colocando em risco suas vidas e seus meios de subsistência.

A atuação do governo do presidente Nayib Bukele tem sido enérgica no combate às gangues, com a aprovação de reformas que permitem processos penais massivos contra membros dessas organizações criminosas. As penas para líderes de gangues foram aumentadas e as ações contra a extorsão têm surtido efeito, com uma redução significativa nesse tipo de crime em El Salvador. A população se sente mais protegida e segura com essas medidas.

A indústria do crime das gangues gerava bilhões de dólares anualmente, mas graças às ações do governo, as extorsões diminuíram consideravelmente. A população de El Salvador espera que essas ações continuem trazendo resultados positivos e que a segurança pública no país seja fortalecida cada vez mais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo