Estados Unidos impõem sanções ao grupo extremista israelense Tzav 9 por obstruir distribuição de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

Nesta sexta-feira (14), os Estados Unidos anunciaram a imposição de sanções ao grupo extremista israelense Tzav 9, acusado de obstruir a distribuição de ajuda humanitária aos palestinos na Faixa de Gaza. Essa medida foi tomada em resposta às tentativas do grupo de impedir que a ajuda chegue à região enquanto reféns israelenses permanecerem no território palestino.

Desde o início do conflito, o governo israelense tem restringido a entrega de ajuda humanitária a Gaza, resultando em escassez de alimentos e água, o que causou desnutrição aguda em milhares de crianças. O Departamento de Estado dos EUA destacou que membros do Tzav 9 bloquearam estradas, danificaram caminhões de ajuda humanitária e até mesmo saquearam e incendiaram caminhões que transportavam assistência vital perto de Hebron, na Cisjordânia.

Segundo o Departamento de Estado, a entrega de ajuda humanitária é crucial para evitar a agravamento da crise humanitária em Gaza e combater o risco de fome. A guerra teve início após um ataque do grupo Hamas, deixando muitas vítimas civis, e levando Israel a lançar uma ofensiva militar que resultou em um alto número de mortes em Gaza.

As sanções impostas pelos Estados Unidos ao Tzav 9 visam pressionar o grupo a permitir a entrega de ajuda humanitária na Faixa de Gaza e garantir que a população tenha acesso aos recursos necessários para sobreviver. O governo norte-americano reforçou que não tolerará atos de sabotagem e violência contra a assistência humanitária e continuará acompanhando de perto a situação na região para garantir a proteção dos civis afetados pelo conflito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo