Polícia Civil do RS indiciou funcionários e empresas por morte de 170 animais em pet shops durante enchente em Porto Alegre.

Nove funcionários e quatro pessoas jurídicas foram indiciados pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul em inquéritos policiais que investigam a morte de mais de 170 animais em duas lojas de pet shop da empresa Cobasi e uma da Bicharada, localizadas em Porto Alegre. As mortes ocorreram devido ao alagamento dos estabelecimentos causado por uma enchente que resultou em situação de calamidade pública no estado, em maio.

Os inquéritos foram conduzidos pela Delegacia de Polícia de Proteção e Defesa do Meio Ambiente e dos Animais (Dema) da Polícia Civil gaúcha. As investigações resultaram em diversos indiciamentos após diligências, coleta de provas e depoimentos, sendo os resultados apresentados na última quarta-feira (12).

A diretora do Departamento Estadual de Investigações Criminais, delegada Vanessa Pitrez, explicou que as investigações tiveram início a partir de denúncias feitas por protetores de animais sobre maus tratos e abandono de animais. Durante a vistoria nas lojas, foram encontrados computadores guardados no mezanino, que não foi alagado, e 38 carcaças de animais mortos deixadas no subsolo.

Os indiciamentos foram baseados na Lei de Crimes Ambientais, que pune maus tratos e a causação de sofrimento a animais. Nas lojas investigadas, funcionários e responsáveis pelos CNPJs foram indiciados, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa, com agravantes em casos de morte de animais e crimes em períodos de enchentes.

As defesas das empresas envolvidas afirmam estar colaborando com as investigações e expressam indignação com os indiciamentos, destacando a necessidade de contraditório e ampla defesa. A Cobasi divulgou um vídeo que, segundo a empresa, desmente informações sobre os equipamentos salvos no mezanino. Já a empresa Bicharada alega que muitos animais foram salvos, mas a falta de estrutura impediu o resgate de todos.

Os desfechos dos casos ainda aguardam a conclusão do processo, que visa esclarecer todos os fatos e comprovar a veracidade ou improcedência das acusações feitas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo