Governo de São Paulo prorroga campanha de vacinação contra poliomielite até junho para alcançar mais crianças em todos municípios.

O governo de São Paulo decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite até o final do mês de junho. Originalmente programada para encerrar no dia 14, a ampliação do prazo tem o objetivo de garantir que todas as crianças de 1 a 4 anos dos 645 municípios paulistas sejam imunizadas contra a paralisia infantil.

A campanha também contempla a possibilidade de vacinação de crianças com menos de 1 ano de idade, desde que haja uma avaliação da caderneta de vacinação. Isso porque o vírus da poliomielite pode causar paralisia muscular nos membros inferiores, podendo levar a casos graves e até mesmo à morte. A vacinação é a principal forma de prevenção contra a doença.

De acordo com informações do Governo, até a última quarta-feira (12), cerca de 185,2 mil doses já haviam sido aplicadas. A meta da prorrogação do prazo é alcançar um número ainda maior de crianças e garantir uma cobertura vacinal mais ampla.

Vale ressaltar que, devido a quedas nos índices de vacinação, o Brasil está na lista da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) de países em risco de reintrodução do vírus da poliomielite. O último caso registrado no país aconteceu em 1989. A meta nacional é vacinar 95% do público-alvo, que abrange um total de 13 milhões de crianças, sendo que apenas 84,6% delas receberam a vacina em 2023.

Portanto, é fundamental que os pais e responsáveis levem as crianças para serem vacinadas durante a prorrogação da campanha, a fim de garantir a proteção contra a poliomielite e contribuir para a erradicação da doença no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo