Apac emite 15 alertas sobre rios em PE devido às chuvas intensas e risco de inundação; Barragens não foram operadas.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu 15 alertas relacionados aos rios do estado de Pernambuco devido às fortes chuvas que têm atingido a região. A situação foi explicada em um vídeo divulgado pela agência durante a tarde deste sábado (15).

De acordo com Kássio Kramer, gerente de monitoramento de Recursos Hídricos da Apac, os alertas hidrológicos foram emitidos para rios localizados no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste. Três deles apresentaram problemas como superação da cota de segurança e inundação.

Os rios que tiveram registros de elevação foram o Rio Sirinhaém, em Barra de Guabiraba, o Rio Ipojuca, em Ipojuca, e o Rio Jacuípe, em Alagoas, mas que faz parte da bacia do Rio Una, em Pernambuco, e está sendo monitorado de perto pela agência.

Kramer ressaltou que não foi necessário abrir comportas ou realizar operações em barragens, e que a elevação dos rios ocorreu devido às chuvas intensas que têm atingido a região. Ele afirmou que a Apac continuará monitorando a situação e emitirá novos alertas hidrológicos, caso seja necessário.

Além disso, foram divulgados dados sobre os municípios onde mais choveu, destacando-se locais como Cabo de Santo Agostinho, Tamandaré, Jaboatão dos Guararapes, Barreiros, Rio Formoso, Amaraji, Ipojuca e Recife, com índices que variaram entre 131,32 mm e 160 mm.

As equipes de monitoramento da Apac seguem atentas e trabalhando para garantir a segurança da população diante das condições climáticas adversas. Não deixaremos de informar sobre qualquer novidade ou mudança na situação dos rios em Pernambuco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo