Jovens brasileiros representarão o Brasil no Y20 Summit do G20 para discutir temas essenciais para o desenvolvimento global

Cinco jovens brasileiros foram selecionados para representar o Brasil no Y20 (Youth20), um grupo que integra a delegação brasileira que irá participar das discussões do Grupo dos 20 (G20), um encontro que reúne as principais economias do mundo. O Y20 visa promover a participação e o protagonismo da juventude no processo de tomada de decisões a nível internacional.

O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Marcus Barão, destacou a importância de fortalecer o papel dos jovens nos espaços de decisão, visando dar voz às juventudes de todo o mundo. Os cinco representantes brasileiros, Philippe Diogo da Silva, Mahryan Rodrigues, Leandro Corrêa, Daniela Costa e Guilherme Manços, participarão do Y20 Pré Summit em Belém do Pará, juntamente com jovens de outros países, para discutir propostas de desenvolvimento econômico e social.

Durante os debates, cada representante abordará temas prioritários, como combate à fome, pobreza e desigualdade, mudanças climáticas, governança global, inclusão e diversidade, inovação e futuro do trabalho. O Y20 Summit, que acontecerá no Rio de Janeiro, será o momento de finalizar o documento a ser apresentado no G20.

Os representantes brasileiros afirmaram que a participação no Y20 é fundamental para apresentar as demandas da juventude, principalmente em relação às questões de vulnerabilidade social e falta de oportunidades. Eles ressaltaram a importância de debater temas como transição energética, desenvolvimento sustentável e justiça climática, visando alcançar uma vida de qualidade e acesso igualitário aos direitos.

Para os delegados, a representatividade no Y20 é uma preparação para futuras participações em fóruns globais, onde poderão garantir a voz e a participação da juventude. A escolha de Belém para sediar os debates presenciais reflete o compromisso do Y20 com a agenda internacional e destaca a importância da região amazônica para o equilíbrio ambiental.

O Y20 é reconhecido como um dos fóruns mais influentes no debate sobre juventude a nível global, e os representantes brasileiros enfatizaram a necessidade de construir consensos e superar desafios, como a desigualdade econômica entre os países. Eles também esperam que as discussões no Y20 contribuam para novas estratégias e a implementação de ações para o desenvolvimento da região e do mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo