Linha de ônibus emergencial liga bairro Anchieta à Ceasa em POA para facilitar deslocamento de moradores atingidos pela cheia do Rio Guaíba.

Nesta segunda-feira (17), a linha de ônibus A05 de Porto Alegre (RS) passará por uma mudança emergencial para atender à demanda das regiões mais afetadas pela cheia do Rio Guaíba, que ocorreu em maio. A nova rota ligará o bairro de Anchieta e a Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa) à estação terminal Aeroporto da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb).

Com a situação de calamidade pública devido às enchentes, a linha alimentadora Terminal Trensurb Indústrias voltará a operar na sede original, com viagens recolhendo passageiros e os levando até a estação da Trensurb com intervalos de 20 minutos, das 6h às 20h. Além disso, o transporte integrado oferece a gratuidade caso o embarque em outra linha do sistema de transporte público aconteça em até 30 minutos.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) também anuncia que as linhas transversais T5 e T11 irão ampliar o atendimento aos usuários até a rótula da Avenida das Indústrias com a Severo Dullius, com terminal na estação Aeroporto do Trensurb, na Avenida dos Estados.

Porém, a circulação de veículos de ajuda humanitária nos corredores e faixas exclusivas de ônibus pode impactar a operação regular do transporte público, sendo recomendado que os passageiros consultem o aplicativo Cittamobi para informações atualizadas em tempo real, incluindo notificações sobre linhas, rotas alteradas e localização dos ônibus.

Segundo a prefeitura de Porto Alegre, o transporte público já está operando em 94% da oferta de viagens em relação ao período anterior às enchentes, com a demanda de passageiros atingindo 88% do volume de usuários transportados antes do evento climático. Outras linhas de ônibus, como as T3, T8 e T12, também voltaram a operar no último sábado (15) no terminal original na Avenida Polônia, no bairro São Geraldo.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destaca o compromisso da prefeitura em ampliar o transporte público gradualmente conforme as vias forem sendo liberadas para circulação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo