Maio registra queda histórica de 11,6% na criminalidade em Pernambuco, o melhor mês em 20 anos.

Maio surpreende com queda de 11,6% nos índices de criminalidade em Pernambuco, se tornando o melhor mês dos últimos 20 anos. Os registros apontam uma redução nas Mortes Violentas Letais (MVIs), incluindo homicídios, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes por intervenção de agentes do estado. Comparado a maio de 2023, o número de MVIs caiu de 301 para 266 em maio de 2024.

Na capital pernambucana, os dados também demonstram uma redução nos índices de criminalidade. Dos 266 MVIs registrados em maio, 180 tiveram como motivação a atividade criminal, representando 68% do total. Na Região Metropolitana do Recife, esse percentual foi ainda maior, atingindo 75%. No período de janeiro a maio de 2024, 73% das vítimas estavam envolvidas em atividades criminais, com a RMR atingindo 83% nesse aspecto.

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, atribuiu a redução histórica da criminalidade a um trabalho integrado entre as forças de Segurança Pública, com destaque para as operações realizadas em parceria com os estados da Paraíba e da Bahia. A intensificação dessas operações possibilitou a prisão de líderes importantes ligados a crimes, desarticulando organizações criminosas e contribuindo para a diminuição das MVIs.

Além da redução de MVIs, Pernambuco também registrou uma queda de 6% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) em maio de 2024, totalizando 3.671 ocorrências. A apreensão de armas apresentou um aumento de quase 7% em relação a maio de 2023, com 589 armas tiradas de circulação. Já os roubos de celulares diminuíram em 9,2%, contabilizando 396 casos a menos do que no mesmo período do ano anterior.

Os dados revelam ainda que houve um aumento nos casos de feminicídio em maio de 2024, assim como uma redução na Violência Contra a Mulher. A Secretaria de Defesa Social reforça a importância da denúncia como forma de prevenção contra esse tipo de crime e destaca a realização de campanhas de conscientização em parceria com a Secretaria da Mulher.

Por fim, a redução de 15,5% nos roubos e furtos de veículos em maio deste ano, comparado ao mesmo período de 2023, consolida a melhoria significativa nos índices de segurança no estado de Pernambuco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo