Alerta: Inmet emite cinco avisos de chuvas intensas na Região Sul para hoje; população deve ficar atenta aos riscos e tomar precauções.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas de previsão de chuvas intensas e tempestades para a Região Sul nesta segunda-feira (17). Os avisos incluem dois alertas amarelos, que indicam perigo potencial, com chuvas de até 30 mm/h e ventos intensos de até 60 km/h. De acordo com o Inmet, 189 municípios gaúchos estão sob baixo risco de corte de energia elétrica, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e alagamentos, principalmente nas áreas central, noroeste e nordeste do Rio Grande do Sul, bem como na região metropolitana de Porto Alegre.

Além disso, foram emitidos três alertas laranjas, indicando perigo pelas tempestades, com chuvas que podem chegar a 60 mm/h, queda de granizo e ventos de até 100 km/h. Esses alertas abrangem regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, o Vale do Itajaí, a grande Florianópolis e áreas do Paraná como centro-sul, oeste e sudeste. Ao todo, 488 municípios dos três estados estão englobados no alerta laranja, com riscos potenciais de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de 24 horas para inundação no rio dos Sinos, em Taquara, orientando a população a buscar locais seguros. A população está sendo alertada para os riscos das chuvas, lembrando o desastre ambiental ocorrido entre abril e maio, que deixou 176 mortes, 806 feridos e milhares de desabrigados e desalojados, além de prejuízos em diversas cidades do estado, incluindo destruição de residências e comércios, quedas de pontes e bloqueios de estradas. Em caso de emergência, os cidadãos devem acionar a Defesa Civil do seu município, Corpo de Bombeiros Militar ou Polícia Militar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo